07/09/2010

Dívidas

"O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira um estudo em que 54,36% das famílias brasileiras reconhecem ter dívidas, em uma média de R$ 5.426. (...) Entre as famílias de menor renda, 58,54% admitem estar endividados, enquanto apenas 36,92% das pessoas de maiores receitas dizem ter compromissos financeiros". (Agência EFE, 31/08/2010)
Quando mais da metade das famílias brasileiras está endividada é sinal de que há alguma coisa errada aqui. Qualquer semelhança com a sociedade americana - diagnóstico recentemente feito pelo cineasta Michael Moore em seu novo filme (Capitalismo, uma história de amor) - não é mera coincidência: o problema é esse sistema que mantemos (mesmo que de forma omissiva).
Pra piorar, a pesquisa realizada pelo IPEA mostra que a maioria dos entrevistados acredita que as coisas vão melhorar em um ano. Mas vai melhorar pra quem?
Precisamos pensar essa situação com um olhar menos prepotente e mais humano, e considerarmos a possibilidade de uma efetiva luta por justiça social (redistribuição de rendas) e contra as "facilidades" oferecidas pelas instituições bancárias. Isso também é Direito!