03/09/2010

Diferenças e semelhanças sem fim (versão editada)

Não tenho a sua beleza,
Nem a sua clareza.
(Sou dúbio)
Não tenho o seu talento,
Nem o seu tormento.
(Sou resolvido)
Não tenho vergonha na cara,
Nem medo da vara.
(Sou abusado)
Não tenho a sua idade,
Nem a sua liberdade.
(Sou preso)
Não tenho a sua lida,
Nem a sua vida.
(Sou morto)
Não tenho nada,
Nem você.
(Somos iguais)

Não tenho você comigo,
Nem você a mim.
Eis a nossa igualdade!
Essa é minha felicidade.
(Somos infelizes)

Mas, no entanto,
Apesar de tanto desencontro,
Nos encontramos aqui,
No fundo do ser,
Numa sala secreta em que não se pode ver.
Apesar de ninguém saber,
Mesmo sem querer.
E vivemos um sonho bom;
E sonhamos uma vida boa.
E se me disserem pra acordar,
Vou me negar.
Vou me levantar,
Ajeitar os óculos
E me retirar,
Bem devagar:
Com dignidade
E com coragem,
Volto a me exilar.
Entristecido,
Humilhado
E apaixonado.
Até o fim.