19/07/2010

O intelectual e sua condição econômica

Tenho tantas idéias na cabeça
E nenhum dinheiro no bolso.
E não tenho idéia de como conseguí-lo.
Não sei se as idéias vão sair de lá.
Sinceramente, se eu tivesse o dinheiro,
Não sei se teria as idéias
Ou se as pretenderia ter.
Tão forte quanto o coração de um atleta,
Bate as idéias na cabeça de quem não pode executá-las.
(E isso é angustiante).
Ainda bem que os ricos não tem tempo pra pensar...
De onde tirariam tempo para ganhar dinheiro se precisassem também refletir na vida?
Por isso estamos sempre na dependência econômica deles.
E eles precisam de nós pra mitigar o sofrimento de suas almas solitárias.
(Porque viver para ganhar dinheiro é isolar-se dos outros).
Mesmo que eu não queira,
Mesmo que eu não goste,
O governo do mundo está nas mãos dos capitalistas.

[Pausa para pensar e para criar a expectativa pelo que virá depois]

Mas a minha vida quem governa sou eu:
Garçom, pendura mais essa!
Gente, é a saideira, mas vamos continuar a conversa enquanto caminhamos.
_____________________________________
Imagem: Jorge Castillo, Funámbulo/Tightrope Walker (Chinese ink and watercolor on paper, 50 x 35 cm, 1966)
Ah, antes que me esqueça, o artista também é um intelectual. Se bem que tem uns e outros aí...