08/03/2007

Mulher sangra


Dia internacional da mulher e quero falar de uma característica da mulher que num primeiro olhar pode parecer fraqueza, mas que á a maior razão da força delas: mulher sangra.
Tirando os aspectos médicos do sangramento mensal das mulheres, quando não há fecundação dentro do mês etc., quero falar dos aspectos simbólicos. Sangue ultimamente tem sido associado a morte, assassinatos, "banhos de sangue"... Mas sangue é vida, é sinônimo de vida, de energia.
O coração é a bomba de sangue do nosso corpo, levando o sangue aos órgãos e células que precisam dele. Quem já fez doação de sangue sabe o vigor que sentimos no dia seguinte à doação, são as células do sangue se renovando, é a geração de novas células sangüineas. Na hora da doação é aquela apatia, aquela prequiça. Ganhamos até despensa do trabalho se formos doar sangue?! Mas no dia seguinte, sai de baixo, que a gente se sente bem mais forte.
A mulher sangra todo mês. É a renovação da força da mulher. Não é doença, é saúde, é força que já vem. Os dias de sangramento são dias de dor, de preguiça, de cansaço ou de irritação. Ou tudo junto. Mas são dias de preparação para os outros dias que virão. E quem não percebe a força com que a mulher vive os outros dias do mês, mas só olha para os dias de sangue, não vê além de uma imagem distorcida da mulher. Uma mulher frágil, carente, nervosa... Mas ela tem direito de ficar assim alguns dias não? Nós homens ficamos assim quase todos os dias...
Quando a mulher sangra é sinal que vem força bruta por aí. Força para enfrentar os desafios da vida, força para lidar com os filhos, força para se relacionar com os homens. O fluxo sanguíneo mensal é a ronavação do fluxo da vida. É a força da vida feminina que está se configurando. Os homens precisavam sangrar mais, metaforicamente. Colocar pra fora as "porcarias" que carregam na alma, na mente, no coração. Sangrar é deixar esvair as forças para sentí-las de volta, gradativamente. Até sangrar de novo. E viver esse ciclo de renovação energética e simbólica. Símbolo de força.
Sangrar é o início da renovação. Precisamos, homens e mulheres, respeitar mais esse ritual feminino e aprender a lidar com ele de maneira positiva, confiante. Como quem sabe que desafios virão. E que se não fosse o sangramento mensal, sucumbiríamos, não só as mulheres como também os homens. Afinal, sem as forças delas...
Sangra Mulher! Força mulher! Sangremos todos!